terça-feira, 23 de dezembro de 2008

LIBERTY SEGUROS associa-se à Campanha de Natal “uma estória por uma manta”

A Liberty Seguros, em colaboração com a Envelhecer Com Prazer, associou-se à Campanha de Natal “uma estória por uma manta”. O objectivo desta campanha é aproximar as pessoas mais velhas e mais novas, esbatendo as diferenças que a idade pode criar.
A iniciativa contou também com o apoio de diversas entidades: Grupo de Acção Voluntária-ACM, Associação Conversa Amiga, Centro Comunitário da Ordem 3ª, Caritas Setúbal, Liga Amigos Terceira Idade e Câmara Municipal de Setúbal.

A campanha teve início no dia 20 de Dezembro, tendo sido recolhidas cerca de 40 histórias entre as 09h30 e as 17h00, em Lisboa e Setúbal, tendo contado com a preciosa presença de dezenas de voluntários que se uniram a esta causa.

A campanha “uma estória por uma manta” permitirá recolher pequenos retratos de vida: uma história por manta. O apoio da Liberty e da Cáritas permitirá eternizar 188 histórias que de outra forma cairiam na eternidade do esquecimento. Ao dar uma manta a pessoas que este ano vão passar o dia de Natal sozinhas, os voluntários têm o privilégio de ouvir uma história em 1ª mão pela voz dos que abrem as portas de sua casa.

Qualquer pessoa pode ainda associar-se a esta iniciativa e participar no mercado de histórias. Para tal, basta comprar uma manta ou visitar uma associação que tenha uma disponível para dar (nós ainda temos mantas que aguardam por histórias!) e de seguida encontrar alguém que aceite trocá-la por uma história.

O mercado das histórias dá a possibilidade de escolher de entre duas secções distintas: uma secção pessoal (onde se pode escolher desde um vizinho até um familiar distante) e uma secção associativa (onde é possível se associar a uma associação de solidariedade social para recolher uma história).

A ideia surgiu com o intuito de aquecer o Natal das pessoas mais velhas que se sentem mais sozinhas e desconfortáveis nesta altura do ano, mas rapidamente se percebeu que são as histórias destas pessoas que aquecem o Natal de todos nós. Esta campanha tem um propósito de sensibilização para o facto de existirem histórias de vida importantes e preciosas que merecem ser contadas e ouvidas. Quando escutamos uma história tornamo-nos pessoas mais completas.

Quanto à participação da Liberty Seguros, Caritas de Setúbal, Grupo de Acção Voluntária do ACM e Associação Conversa Amiga, a Envelhecer Com Prazer quer destacar a importância desta colaboração fundamental para o sucesso da campanha. A generosidade da Liberty Seguros, em especial, permitiu que a associação tivesse o pretexto material para as pessoas se encontrarem. As mantas funcionam como uma moeda de troca numa acção que visa sobretudo a amizade e a solidariedade das pessoas, numa época de emoções, mas que se espera que se estenda ao longo do ano.

Sem comentários: