sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

EcP na XIV Festa D' Outono

Os Municípios de Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço e Lourinhã; as IPSS da Região Oeste; O Centro Hospitalar e o Centro de Saúde de Torres Vedras; a PSP e a GNR de Torres Vedras e a ESCO – organizaram a XIV Festa D' Outono entre o dia 1 de Outubro e o dia 4 de Dezembro de 2009.
A EcP recebeu o honroso convite para estar presente neste evento, participando numa conferência subordinada ao tema “Os seniores e os afectos”. Neste âmbito, a Dr.ª Rita Duarte, colaboradora da EcP, abraçou o convite e deu uma comunicação sobre o prazer na 3ª idade (Despertar sentimentos e viver a sexualidade).
Aos Municípios e Instituições que convidaram a EcP para estar presente e, desta forma, poder contribuir para a promoção de um envelhecimento activo, um bem-haja!

Deixamos o relato desta experiência sob a primeira pessoa da Dr.ª Rita Duarte:
"Cheguei 30 minutos antes do início da conferência e comecei por conhecer a Dra. Rute que nos tinha convidado para a conferência que foi muito simpática e que encaminhou para o Auditório Municipal da Câmara Municipal de Torres Vedras. È um espaço acolhedor para a capacidade de pessoas que tem, cerca de 100, pela forma como está desenhado e pelas condições de luminosidade que aproxima mais as pessoas da mesa central da conferência. Esta não está acima dos lugares sentados mas sim abaixo como que a acolher os participantes.
Apesar de ter conhecido os colegas da conferência que iriam falar do optimismo, não sabia o que é que eles iam falar especificamente. Eles mostraram-se curiosos sobre a Associação. Contaram-me algumas experiências que têm tido com a 3ª Idade. Podem consultar a formação deles em http://www.clubedooptimismo.blogspot.com/. Notei que eles ficaram surpreendidos com os nossos programas que apresentei no início.
A mesa tinha também uma moderadora que era assistente social e que trabalhava numa IPSS com população da 3ª idade.
Esperámos 30 minutos, para além da hora, por alguns participantes que estavam a chegar nas carrinhas. Como a minha ideia era ouvir o tema da Gaivota da Amália, 5 minutos antes de começar, ouvimos mais do que uma vez :)
As pessoas que lá estavam a assistir eram todas autónomas e com bastante vitalidade, ao contrário do atelier do ano passado na Lourinhã. Muitos deles eram casais e uma parte da assistência eram Ajudantes Familiares e Técnicas de Serviço Social. A sala estava praticamente completa.
Realizei toda a apresentação de pé com microfone e comecei por falar dos dados estatísticos que tinha nos meus dois pacotes de açúcar do café a propósito daquele dia Internacional do Idoso, “40% dos idosos em PORTUGAL passam pelo menos 8 horas sozinhos” e “Em 2046, por cada 100 adolescentes existirão 238 pessoas com mais de 65 anos”, relembrando assim a nossa missão como Associação. Pareceu-me que esta entrada sensibilizou os participantes.
Ao longo da minha apresentação tentei utilizar o humor e apelar ao contacto com as pessoas pois acho que era este o truque para os envolver naquele estilo de apresentação do tema da sexualidade.
Começaram então a querer partilhar as suas experiências menos censuráveis para o resto da assistência e por alguns momentos fui e foram relembrados acerca do tempo pela moderadora Liliana. Esta necessidade de partilha e de dúvidas foi uma constante pelo que acho que eles gostariam de ter tido mais tempo para debater o tema. No espaço que estava reservado a dúvidas colocaram algumas, inclusivamente as Ajudantes Familiares e as Técnicas. Nomeadamente, como gerir o facto de existirem pessoas que enviuvaram e que voltaram a relacionar-se com alguém e que são rejeitados pelos outros utentes do Centro de Dia e como criar um espaço de escuta em Centros de Dia porque as pessoas vêm colocar-lhe algumas dúvidas acerca da sua sexualidade ou das suas relações.
No final duas senhoras que vieram colocar-me dúvidas concretas acerca da sua sexualidade que mantinham com os respectivos maridos.
Pela dinâmica que se estabeleceu, penso que podia ter sido enriquecedor levar materiais de experimentação, como por exemplo anéis penianos, lubrificantes, etc.
O concelho de Torres Vedras investe no apoio à 3ª Idade, basta ver o programa da Festa do Outono, no qual estava integrada a conferência.
Gostei muito desta gratificante e dignificante experiência e disse-lhes que estava também ali para ajudar a desenvolver a qualidade de vida que espero usufruir quando tiver a idade deles. :)"
Rita Duarte

Sem comentários: